Antes de começar a publicar informações sobre fotografia 360, alguns termos técnicos são importante para conhecermos, já que vamos encontra-los em algumas das ferramentas disponíveis para uso da montagem ou mesmo para realizar fotos em 360. São eles:

- Stitching ou Costura: utilizado para a junção de duas ou mais fotos para compor uma foto única;

- Nadir: Área inferior (chão). Como a imagem final tem a características de uma esfera, o ponto NADIR (chão), muitas vezes é utilizado para a publicação de um logotipo substituindo a imagem do tripé da câmera. Muitas câmeras atuais já possuem tecnologia onde a costura (stiching) e sobreposição de imagens, evitando o aparecimento do tripé e/ou mão do fotográfo sem a necessidade de utlizar softwares de edição para isso.

- HFOV: Deslocamento horizonal em graus de uma imagem 360. Alguns programas utilizam dessa informação para indicar o ponto inicial de uma foto 360 quando o uso em tour virtual;

- Ponto Nodal e Paralax: Em fotografia 360, com uso de uma DSLR por exemplo e uma lente Fisheye (olho de peixe) é necessário realizar ajustes no posicionamento da câmera para que o sensor capte o mesmo ponto da imagem quando a câmera mude de posicionamento na horizontal. Vamos tentar explicar melhor da seguinte forma. 

Com um lápis, estique o braço na mesma direção do nariz. Escolha um objeto, ou uma imagem atrás do lápis a uma certa distância. Feche um dos olhos alternando o olho esquerdo e depois o direito. Perceba que há um deslocamento do lápis em relação ao objeto ou imagem de fundo. Esse efeito chama-se paralax. Para corrigir esse efeito e evitar que a imagem sofra deslocamento e impactando na costura (stitching) da foto, é necessário fazer ajustes de posição da câmera, deslocando o corpo da câmera a partir de um acessório (braço específico para fotografia 360 ou 180) de forma a colocar o sensor em uma posição que receba a mesma imagem, mesmo quando há deslocamento da câmera.

Para esses ajustes é que são utilizados "braços" específicos para este tipo de fotografia. Se você tiver alguma habilidade, pode fazer um específico para a sua câmera e lente. Segue o link, clique aqui.

Até a próxima!!